Tamanho da letra

Área de sócios






Normas Regulamentares

PDFImprimirE-mail

COLUMBÓDROMO  DE  BELO  HORIZONTE  - 2014.
Direção : Welington Perdigão e Denise Marçal
EDIÇÃO
APOIO : FEDERAÇAO COLUMBÓFILA
BRASILEIRA
1. O COLUMBODROMO DE BELO HORIZONTE 2014: O columbodromo de Belo Horizonte – 2014 – será realizado nas instalações especialmente preparadas para este fim, na Rua Marfisa de Souza Raposo, 315, Bairro Dom Silverio, CEP 31.985-320, Belo Horizonte/MG e será administrado pelo Sr. Welington Perdigão Lima e a Sra. Denise Marçal, sendo assessorados por duas Comissões: - Comissão Organizadora e Comissão Técnica,terá como objetivo principal a competiçao de pombos correios,na categoria filhotes ,com participaçao de pessoas  fisicas  e juridicas.
2. DO ORGANIZADOR: O Organizador do evento se compromete ao fiel cumprimento das Normas Regulamentares, observância das orientações passadas pelas comissões, fiel cumprimento das premiações.
3. DA COMISSÃO ORGANIZADORA: A Comissão Organizadora será presidida pelo Adminstrador – Welington Perdigão Lima  - e composta por columbofilos participantes
da 4ª ediçao -2014 , que darão decisão final e fundamentada, sempre por escrito e com imediata publicidade no site do evento,( dirijido por  Eduardo santana ). sobre o retardamento ou adiantamento do horário pré-estabelecido de treinos e provas e, inclusive, o cancelamento de qualquer treino ou prova, sempre que se verificarem condições meteorológicas  desfavoráveis, eventuais problemas com o veículo de transporte dos pombos ou quaisquer outros semelhantes, sendo estas decisões tomadas por votação e por maioria dos seus membros, restando-lhe competência para dar parecer em tudo que envolva o columbodromo, analisar documentação e pedidos dos participantes, realizar diligências visando colheita de informações inerentes a cada caso concreto, redigir e interpretar este regulamento, julgar em primeira e última instância problemas envolvendo o columbodromo, adequando-o aos usos e costumes local, sempre com observância do estatuto da columbofilia mineira, receber denúncias, dar parecer, abrir prazo para apresentação de qualquer documento e nomear os membros da Comissão Técnica.
4. PARTICIPANTES: Poderão participar do evento columbófilos, criadores de pombos particulares, admiradores e simpatizantes dos pombos correios, pessoas físicas ou juridicas, filiadas ou não a clubes nacionais ou estrangeiros, todos na qualidade de “participantes”, com liberdade no envio da quantidade de pombos, cuja situação perante a Secretaria e Tesouraria do evento, esteja sob todos os aspectos regulares e aprovados pela comissão organizadora, que emitira parecer final e individual pombo a pombo, autorizando e registrando as inscrições, por ordem numerica crescente, discrimando-se  a numeração da anilha, ano, cor, se possível sexo e demais caracteristicas físicas, com imediata publicidade no site do columbodromo.
4.1. DOS POMBOS: Os pombos com os quais os participantes desejarem competir, deverão possuir anilhas oficiais do ano de 2013, fcb ,conforme acordo com com a mesma ,  aprovando-se a idade do filhote de até 35 dias,  sendo facultado à Comissão Organizadora , exigir, quando julgar necessário, à competente comprovação do cumprimento desta obrigação e a veracidade da informação, pena de recusa e devolução da ave ao proprietário. Mantida a restrição para entrada de pombos estrangeiros no Brasil, os columbófilos do exterior poderão participar com pombos de columbofilos brasileiros.
5. DATAS DE RECEBIMENTO DOS FILHOTES: Os pombos que participarão do columbodromo deverão ser enviados a cidade de Belo Horizonte, com idade entre 25 e 35 dias de vida, com datas de recebimento entre os dias 15 de outubro de 2013  a 30  de dezembro de 2013, para concorrerem a treinos e provas, com destaque para a prova final, no dia 19 de abril  de 2014 , na modalidade de prova final para columbodromo até 500 KM , estando os filhotes com idade aproximada de 06 meses.
6. DOS POMBOS INSCRITOS: Assim que chegarem ao columbodromo todos os pombos inscritos, imediatamente, serão cadastrados,desparasitados , serão colocados em observação por uma semana e integrarão a relação de pombos recenseados, passando imediatamente a integrarem o patrimônio do columbodromo de Belo Horizonte, não podendo ser retirados, devolvidos, vendidos ou qualquer ato de natureza diferente que não seja a participação em treinos e provas do columbodromo ,podendo ser substituidos até 30 de dezembro de 2013 ,em caso de morte ,ou  perca de aduçao .Receberão CHIPS  para o     primeiro treino oficial  . .
6.1. DA OBRIGATORIEDADE DO PEDIGREE: O envio do pedigree é obrigatório,  sem pedigree,o  pombo nao será  chipado,
7. TESOURARIA/PAGAMENTOS: A participação no evento fica condicionada ao preenchimento integral da ficha da inscrição (termo de adesão), que conterá todos os dados pessoais do participante (nome, endereço, telefone, email, CPF, se possível e a critério do participante, fornecer os dados bancários para eventual depósito de premiação ou participação nos valores do leilão), indicando ainda as características das aves enviadas (nº da anilha e ano, cor, sexo, etc.).
8. DAS EQUIPES: Serão formadas equipes de 05 pombos, quem mandar mais de 05 pombos deverá discriminar as equipes, não vindo esta discriminação, será lançado como equipe, os pombos listados em ordem crescente no recenseamento inicial do site do columbodromo (sempre em equipes de 01 a 05 pombos).
9. DOS VALORES: Para participar do evento deverá ser pago o valor de R$ 100,00 (cem reais) por pombo, ou R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) para uma equipe de 05 pombos, podendo o valor ser parcelado em 03 parcelas, observando-se as datas: 15 de novembro2013, 15 de dezembro 2013, 15 de janeiro de 2014, , por cheque pré-datado, depósito bancário  . Após o dia 30 de janeiro de 2014 o participante com qualquer débito junto a organização perderá todos os seus direitos em relação às aves inscritas, não fará jus a premiação nem tão pouco ao percentual de 50% do leilão na prova final, passando o pombo a concorrer a favor da organização,que fará jus  a todos os prêmios que de direitos a  ele pertencer. A desistência a qualquer momento, tendo sido enviado o(s) filhote(s) ou efetuado qualquer pagamento, não acarretará na devolução de valores, podendo o titular, querendo, transferir seus direitos a terceiros, na forma da  lei , até  30 de janeiro  de 2014 .
10. PERÍODO DE ACASALAMENTO, FILHOTES E INSTRUÇÕES DE EMBARQUE: Os filhotes nascidos a partir do dia 20/09/2013 já podem ser preparados para envio, ou se necessário os acasalamento dos reprodutores poderão  ser a partir de   20 de agosto 2013, com datas de recebimentos entre os dias 15 de outubro de 2013  a  30 de dezembro de 2013. Os pombos por via aérea deverão ser enviados para o Aeroporto Internacional de Confins. A emissão da GTA deverá constar como destinatário: Welington Perdigão Lima, CPF 142.905.966-49, doc. De identidade MG.1245376, Rua Marfisa de Souza Raposo, 315, Bairro Dom Silverio, CEP 31.985-320, Belo Horizonte/MG, telefones (031) 3493-1151,  94251153 TIM  - 86928217 Oi.
11. TREINOS: Todos os pombos enviados nos treinos serão analisados criteriosamente pela comissão técnica, restando terminante proibido envio de pombos recenseados no columbodromo com qualquer debilidade ou falta de condições de prova.
CIDADES
KM
MODALIDADE
DATA
05/10
TREINO CHIPAD
09/02/2014
05/10
TREINO
16/02/2014
20
TREINO
23/02/2014
40
TREINO
02/03/2014
70
TREINO
09/03/2014
100
TREINO
16/03/2014
HORÁRIOS DE EMBARQUES E SOLTAS SERÃO DEFINIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA NA DATA ANTERIOR AO EVENTO.
12. DAS PROVAS: Todos os pombos enviados nas provas serão analisados criteriosamente pela comissão técnica, restando terminante proibido envio de pombos sem chips,  ou com qualquer debilidade ou falta de condições de prova.
CIDADES
KM
MODAL.
DATA
CORINTO
180
PROVA
23/03/2014
J. FELICIO
240
PROVA
30/03/2014
ENG. NAVARRO
290
PROVA
06/04/2014
30/40
TREINO DE RECUPERAÇÃO
13/04/2014
JANAÚBA
MG
460
GRANDE FINAL
19/04/2014
13. DA CLASSIFICAÇÃO: Classificam-se 30% dos pombos enviados em cada uma das 04 provas finais, com base na maior velocidade e desde que atinjam, pelo menos, 500 m/m, PARA IDENTIFICAÇÃO DO POMBO ÁS E EQUIPE.
14. DOS CÁLCULOS DAS PROVAS: A apuração da velocidade se faz mediante aplicação da fórmula usual, ou seja, dividindo-se a distância em metros percorrida pelo pombo (do local da solta até o columbodromo) pelo tempo de vôo em minutos por ele gasto no percurso.
15. DA PONTUAÇÃO: Nas quatro provas oficiais, aos pombos classificados serão atribuídos os pontos de acordo com a posição que ocuparem no mapa respectivo, cabendo 100 pontos à primeira posição e 100/x à última, considerando "x" igual a 30% dos pombos inscritos no concurso (30% dos pombos enviados).
16. DAS EQUIPES: Nas quatro provas oficiais para determinação dos columbófilos vencedores por equipe, serão somados “TODOS” os pontos dos pombos da equipe classificados em cada prova, OBSERVANDO-SE OS 30% CLASSIFICADOS E A VELOCIDADE MÍNIMA DE 500M/M.
17. DO POMBO ÁS: Nas quatro provas oficiais para determinação do POMBO ÁS, serão somados os pontos de  cada pombo classificado em cada prova, OBSERVANDO-SE OS 30% CLASSIFICADOS E A VELOCIDADE MÍNIMA DE 500M/M.
18. DOS EMBARQUES E PILOTAGENS: Os horários dos embarques dos pombos para treinos e provas e respectivas sessões constatação serão divulgadas, oportunamente e com a necessária antecedência, pela Comissão Organizadora, diretamente no site do columbodromoWWW.COLUMBODROMOBH.COM.BR
Tambem via grupos e email particular .   Nos dias de embarques para treinos ou provas fica terminantemente proibido o acesso ao columbodromo de pessoas estranhas as comissões, mesmo aos participantes, a não ser os casos autorizados pela Comissão Organizadora.
19. DA SEGURANÇA DOS TREINOS E PROVAS: O transporte para os pombos será providenciado pela organização e será fiscalizado pelas comissoes. Nas provas oficiais, incluindo a grande final, os encestamentos ocorrerão aberto aos participantes, como observadores, com lavratura de ata e cópia divulgada no site do evento, se necessário, elegendo-se no local o fiscal de prova para acompanhar o motorista.
20. DA PREMIAÇÃO: Serão distribuidos para os participantes do Columbodromo de Belo Horizonte a seguinte premiação, sempre condicionada a quantidade de pombos inscritos e pagos .
Para um total de 600    POMBOS   PAGOS
PROVA FINAL
PREMIAÇÃO
1º POMBO
01 MOTO     0   KM
2º POMBO
01 ENTRADA ELETRÔNICA
3º POMBO
01 ENTRADA ELETRÔNICA
4º POMBO
100 CHIPS
5º POMBO
50 CHIPS
POMBO ÁS
01  ENTRADA  ELETRONICA
VICE-CAMPEÃO
100 CHIPS
3º LUGAR
50 CHIPS
EQUIPE
01  ENTRADA  ELETRONICA
VICE- CAMPEÃO
100 CHIPS
3º LUGAR
50  CHIPS
PROVAS OFICIAIS
KM
1º POMBO
CORINTO
180
01 ENTRADA     ELETRÔNICA
J. FELICIO
240
01 ENTRADA     ELETRÔNICA
ENG. NAVARRO
290
01 ENTRADA     ELETRÔNICA
OBS -PREMIOS PAGOS  DINHEIRO
Troféu para o PRIMEIRO POMBO e Diploma do SEGUNDO AO QUINTO POMBO de cada uma das quatro provas finais.
Diplomas para os CAMPEÕES (POMBO ÁS E EQUIPE), PRIMEIRO AO QUINTO colocado.
21. DO LEILÃO: Dos pombos que competirem na prova final, serão Leiloados, independente de classificação ou velocidade,  levados a leilão, seja presencial ou virtual e os proprietáros farão jus a 50% dos valores arrecadados do seu pombo  com PEDIGREE .
21.1. POMBOS A SEREM LEILOADOS NO DIA DA PROVA FINAL: Dos pombos que competirem na prova final, serão os 20 (vinte) primeiros (do 1º ao vigésimo), independente de classificação ou velocidade, levados a leilão NO DIA DO EVENTO, podendo ocorrer lances presenciais, por telefone. Nao havendo  lance inicial  o  pombo  será retirado  e preparado  para leilao virtual , com data a ser definida.
21.2 VALORES  PARA  LANCE  INICIAL
1º  POMBO DA PROVA FINAL e   1º  POMBO AZ R$ 1.000.00
2º  POMBO DA PROVA FINAL   e   2º  POMBO AZ         R$    750.00
3º  POMBO  DA PROVA FINAL    e  3º   POMBO AZ          R$   500.00
Restantes  com lance inicial  de  R$ 200.00
PAGAMENTO DO LEILAO : 03  VEZES (UMA  NO ATO DA COMPRA ),
RESTANTE  30/60 .
A  VISTA  10%  DE DESCONTO .
21.3. DO LEILÃO DOS DEMAIS POMBOS PARTICIPANTES: Os demais pombos que retornarem ao columbdromo, a partir do 21º,até o  ultimo pombo que retornar dentro do prazo  de preparaçao para  leilao , serão vendidos a criterio do Administrador, seja em leilão presencial, virtual .Seu  proprietario terá direito a 50% no caso de ser ARREMATADO .
22. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os casos omissos ou que embora previstos neste Regulamento, demandem interpretação, serão apreciados e resolvidos, segundo a sua natureza, pelas Comissões Responsáveis, cabendo, todavia, à Comissão Organizadora, se necessário, a decisão em última instância sobre estes bem como sobre quaisquer outros assuntos relacionados com a competição. Fica eleito o forum de Belo Horizonte para qualquer controversia deste regulamento.
A Comissão Organizadora _ 4ª EDIÇAO _

COLUMBODROMO DE BELO HORIZONTE – 2014